Praia do Massaguaçú – Caraguatatuba – SP

Localizada a 8km do centro de Caraguatatuba, a Praia do Massaguaçú fica entre as praias do Capricórnio, ao sul, e da Cocanha, ao norte. O acesso pode ser feito de carro ou ônibus urbano pela Rodovia Rio-Santos (SP55), que passa em frente à praia.

 

A orla da praia, que conta com áreas para estacionamento de veículos, tem um deck de madeira e diversos bancos e árvores, além da ciclovia e passeio para pedestres, que aproveitam o local para a prática de caminhada e corrida, tendo a vista da Praia do Massaguaçú e da Ilhabela como paisagem ao fundo. Na faixa de areia, têm-se a oportunidade de ver o pouco que restou do jundu, vegetação rasteira de proteção ambiental da zona costeira, que corre o risco de desaparecer.

 

A estrutura comercial é boa. Apresenta diversos hotéis e pousadas, apartamentos e casas para locação, restaurantes, supermercados e diversos outros estabelecimentos comerciais.

 

A praia é de tombo, apresenta ondas e correnteza forte, sendo indicada para a prática do surfe e do bodyboard. Em tupi-guarani, Massaguaçú significa “grande massa de água”, nome dado em alusão as ondas grandes. A praia recebe bem ondulações grandes do quadrante Leste, não sendo um pico muito constante. Nos melhores dias as ondas quebram fortes e tubulares próximas da faixa da areia.

 

A Praia da Massaguaçú é considerada, também, a melhor do estado de São Paulo para a prática da pesca de arremesso, sendo palco de diversas competições da modalidade. Não é indicada para famílias, PNE e idosos.

 

Destaques

Brasil e Mundo