PETRÓPOLIS – RJ

Situada na Serra dos Órgãos, a 809 metros de altitude em meio à exuberante Mata Atlântica e apenas a 59 km do Rio de Janeiro pela BR-040, Petrópolis foi fundada pelo Imperador Dom Pedro II, no dia 16 de março de 1843. Seu passado de realeza, combinado com suas atrações ecológicas, mantém pulsante o turismo no local.

 

A História de Petrópolis, com muitos capítulos da História do Brasil, está preservada nos palácios onde a Família Imperial passava praticamente metade do ano. A cidade também foi Capital Federal de 1894 a 1903 e se tornou residência de verão dos presidentes da República. Com um arrojado plano urbanístico elaborado pelo Major engenheiro Julio Frederico Koeler, seus palacetes e monumentos formam uma grande herança cultural e histórica. Entre seus pontos turísticos merecem destaque o Museu Imperial, a Catedral de São Pedro de Alcântara, o Palácio de Cristal e a Casa de Santos Dumont. Hoje, a Cidade Imperial tornou-se reduto de artistas, intelectuais e famosos, sendo um dos principais pólos turísticos do país.

 

Em breve passeio pela cidade percebe-se a influência dos primeiros colonos alemães pela arquitetura, urbanismo e culinária da cidade. Os arredores de Petrópolis oferecem, além da maravilhosa paisagem e do refrescante clima serrano, pousadas confortáveis e atraentes e um diversificado e sofisticado roteiro gastronômico, que a cada dia se torna mais famoso e procurado pelos turistas.

 

FONTE: GOVERNO RJ

Destaques

Brasil e Mundo