Retomado projeto da Ciclovia Internacional do Pampa, na fronteira do RS com Uruguai

A construção da Ciclovia Internacional do Pampa voltou a ser discutida pelo governo gaúcho. O projeto binacional prevê um trajeto de 200 quilômetros, ligando os municípios de Bagé, Aceguá e Jaguarão, no Rio Grande do Sul, com Melo, no Uruguai, constituindo a primeira ciclovia entre fronteiras da América Latina.

 

O encontro com o chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, teve a presença do representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José de Oliveira, que é coordenador do Núcleo Regional de Integração da Faixa de Fronteira do RS e acompanha desde o início o processo de elaboração da proposta. Também participou do encontro o secretário do Desenvolvimento Econômico de Bagé, Bayard Pereira.

 

Na reunião ficou definido que o Estado vai intermediar com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) a implantação da ciclovia. O trecho nacional será construído junto ao leito da BR-153.

 

Entre as ações iniciais, estão a demarcação do percurso com avisos de ciclistas em treinamento, ultrapassagem segura e dois pontos de parada para descanso, hidratação e pequenos reparos. Segundo Oliveira, o projeto concretiza a aproximação e integração dos povos, através do ciclismo sustentável.