Realização do tradicional Festival de Parintins foi tema de audiência no Ministério do Turismo

O apoio ao Festival de Parintins (AM), uma das mais tradicionais festas folclóricas do país, foi o assunto de reunião na quinta-feira (28), em Brasília, entre o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, parlamentares do estado e representantes dos Bois Caprichoso e Garantido. O grupo solicitou auxílio no sentido de promover a divulgação nacional e internacional do evento, além da estruturação de galpões destinados à armazenagem das alegorias utilizadas na disputa.

 

O ministro, que manifestou intenção de comparecer à festa neste ano, se comprometeu a buscar uma maior visibilidade do evento e sugeriu o uso do Prodetur + Turismo como forma de proporcionar o espaço aos equipamentos das agremiações. “Trata-se de uma linha de crédito extremamente atrativa, com condições especiais, que poderá ser contratada pela prefeitura. No que for possível ao Ministério do Turismo, vamos ajudar a festa, que tem uma importância turística muito grande para o país”, declarou.

 

Marcelo Álvaro ressaltou que a abertura do capital de empresas aéreas à participação estrangeira e a chegada de companhias ‘low cost’ do setor ao Brasil podem favorecer a queda do preço de passagens para a região, um dos problemas apontados pelo grupo à atração de um público ainda maior ao evento. O ministro acrescentou que a isenção de vistos a americanos, australianos, japoneses e canadenses, adotada há uma semana pelo governo federal, também terá forte impacto sobre a presença de estrangeiros no festival.

 

Também participaram da audiência o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Ministério do Turismo, Aluizer Malab; o chefe de gabinete do MTur, Hercy Ayres Filho; o chefe da Assessoria Parlamentar do MTur, Luiz Carlos Bueno; o deputado federal Delegado Pablo (AM); o deputado estadual Saullo Vianna (AM); o vice-presidente do Boi Caprichoso, Jender Lobato, e o presidente do Boi Garantido, Fábio Cardoso, entre outras autoridades.

 

Sobre o Festival

 

No evento, que ocorre no famoso Bumbódromo de Parintins durante três noites da última semana de junho, os desfiles a céu aberto de integrantes dos Bois Caprichoso e Garantido são avaliados por jurados. Vence a agremiação que, além beleza e da organização apresentada, conseguir empolgar mais o público. A festa, que chega à 55ª edição neste ano, leva à arena um espetáculo repleto de simbolismo regional, representando os povos indígenas e o homem ribeirinho do Norte do país.

MS, BRASIL E MUNDO