Pará: surfe praticado na Pororoca é destaque em portal de notícias de mídia estrangeira

A prática do surfe no Brasil não se restringe apenas aos mais de 7,3 mil quilômetros de extensão do litoral brasileiro. O esporte também pode ser praticado em água doce e de uma forma única, durante o fenômeno natural da Pororoca. A Agencia EFE destacou em seu portal o potencial do Estado do Pará para atração de turistas e surfistas que buscam aventuras e ondas ao redor do mundo e ressaltou a realização do 19º Festival da Pororoca, no município de São Domingos do Capim, no nordeste do estado.

 

Segundo a reportagem publicada pela agência espanhola, dezenas de surfistas e milhares de turistas viajam até a cidade para surfar e apreciar a Pororoca, a onda formada quando a água doce do Rio Amazonas se encontra com as águas salgadas do Oceano Atlântico. Segundo estimativa da organização do festival, que aconteceu entre os dias 20 e 24 de março, cerca de 20 mil pessoas estiveram presentes.

 

A matéria publicada ratifica a diversidade de atrativos do turismo brasileiro e o potencial de atratividade de turistas internacionais em diversos segmentos como o Turismo de Aventura, Ecoturismo, Turismo de Eventos e Esportivo. O surfe na Pororoca pode ser considerado mais uma amostra da diversificação da oferta turística brasileira.

 

“A oferta turística brasileira é extremamente diversa, capaz de satisfazer os mais distintos perfis de visitantes. Um dos nossos principais desafios na promoção internacional é mostrar que temos produtos para atender os mais exigentes turistas de diferentes segmentos. A matéria da Agência EFE mostra que estamos no caminho certo”, destaca o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

 

Festival

 

Há 20 anos, a cidade de São Domingos do Capim, localizada a cerca de 136 quilômetros de Belém, capital do estado do Pará, sedia o evento que reúne surfistas e turistas nacionais e internacionais que movimentam a economia local durante o período.

 

Além do já tradicional campeonato de surfe nas ondas da Pororoca, o festival promove outras atividades como canoagem, futebol e vôlei, além da programação cultural, com shows e apresentações de artistas e manifestações culturais locais.

 

Fonte: Embratur

MS, BRASIL E MUNDO