LUCENA – PB

A cidade litorânea de Lucena, no litoral norte da Paraíba, tem belíssimas praias, e um mar calmo e azulado. A Natureza é sempre presente. Para atrair turistas adeptos de trilhas e caminhadas, a prefeitura local ampliou as rotas antes conhecidas apenas por bugueiros e moradores locais. O roteiro tem início pela manhã, ainda em João Pessoa, que está distante cerca de 50 km. É possível vivenciar um dia todo de passeios com caminhadas, trilhas, passeios de buggys e conhecer cenários únicos. A primeira parte do roteiro tem início com a saída de automóvel da capital em direção à Lucena (pegando acesso pela BR-101). O caminho é feito por uma estrada que corta plantações de cana-de-açúcar e de coco; a segunda opção é seguir até Cabedelo e depois pegar uma balsa (atravessando o rio Paraíba, encurtando o trajeto em até 1h30).

 

O roteiro sugerido pela prefeitura começa na praia do Holandês. Uma faixa de praia de areia clara torna-se uma verdadeira planície com o mar ao fundo. Esse cenário ocorre em dias de maré baixa. Há autorização municipal para que os buggys circulem pela areia. O passeio é inesquecível e ótimo para se tirar fotografias. Outra atração existente nas águas claras da praia do Holandês são lanchas que fazem passeios pelas ‘piscinas de Lucena’. As piscinas sempre estiveram por lá, as águas transparentes sempre existiram, mas nunca tinham sido visitadas pelos turistas. O Paraíso aquático era conhecido até então por moradores locais. Há menos de um ano, um empreendedor local adquiriu uma lancha e passou a fazer passeios pagos (durante a maré baixa). Vale a pena conhecer.

 

Faixa litorânea curta, mas bela – Lucena tem apenas 15 km de faixa de praias. Para quem vem de balsa, a primeira praia é Costinha, onde por décadas os japoneses utilizavam-na para descansar e desossar as baleias capturadas e mortas ao longo do Atlântico Sul.  No pequeno Distrito de Lucena ainda podem ser encontradas ruínas da antiga fábrica de beneficiamento da carne de baleia e de um museu abandonado. As praias a seguir são Gameleira, Ponta de Lucena, Lucena, Camaçari e Bonsucesso (Miriri). Na hora do almoço a sugestão é degustar pratos feitos à base de frutos do mar que são fartos no litoral da cidade.

No início da tarde os bugueiros seguem em direção ao atrativo histórico-cultural e religioso mais importante de Lucena: o Santuário de Nossa Senhora da Guia. O local está construído num topo de onde é possível ver todo litoral, parte do porto de Cabedelo, e o centro da cidade que fica pouco mais de 9 km. A igreja da Guia recebe anualmente milhares de fiéis. Na sequência o roteiro prevê uma passagem pela Igreja Nossa Senhora do Bonsucesso, construída no final do século 18. O local é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep). Porém, o que chama atenção dos turistas é a árvore frondosa que dá sustentação as ruínas da igreja.

 

A terceira e última etapa do novo roteiro indicada por quem é fã e adepto dos esportes de aventura: são as trilhas ecológicas que ziguezagueiam por canaviais, trechos improváveis no meio da Mata fechada e são próprias para veículos com tração 4×4. Há quem faça as trilhas a pé ou de bicicleta, até de motocicletas. As paisagens valem a pena serem desbravadas. O final do passeio termina no Mirante do Bonsucesso, que fica sob a praia do Miriri. Normalmente, o passeio termina próximo do pôr do sol e vale a pena esperar o espetáculo único, tendo o mar como companhia.