IBIRAPUITÃ – RS

O primeiro núcleo de povoamento surgiu em 1926 com a abertura da estrada que liga Soledade a Passo Fundo. Sebastião José da Rosa foi a primeira pessoa a interessar-se pelo povoamento desta localidade.

Jorge Simão Dipp foi inclusive, professor em Ibirapuitã, foi quem escolheu o nome da localidade. Em homenagem a Flores da Cunha, visto ter sido nas margens do Rio Ibirapuitã a mais sangrenta batalha da vida do General Flores da Cunha.

Os trabalhos para a conquista da emancipação datam desde 1977, onde um grupo de pessoas iniciaram os trabalhos direcionados para a Emancipação Política, social e administrativa de Ibirapuitã, alguns problemas surgiram, porém foram sanados gradativamente com o trabalho dinâmico da Comissão de Emancipação.

Em 1977, os trabalhos eram liderados pelos senhores Armindo Stack, Leduino Bertol, Valdelirio Lago e Sadi Saturnino Schimitz. Concluíram os trabalhos de emancipação, Paulo Assis Oliveira, Leduino Bertol, Luiz João Bortoncello, Avelino José Sebbem, Jorge Miguel Pretto, Jaci Marchioretto, Getúlio Andrade entre outros contando sempre, com o apoio da comunidade.

 

 

FONTE:  GOVERNO RS