Em Santa Catarina, Embratur reforça importância do Turismo para o Estado

Reunindo grandes lideranças do trade nacional, a abertura do Investe Turismo, em Santa Catarina, discutiu medidas que podem melhorar a infraestrutura e a experiência dos turistas nacionais e internacionais no estado. O Investe Turismo, que é um programa em parceria da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Ministério do Turismo, Sebrae e Santur (Secretaria de Estado de Turismo de Santa Catarina), também foi pauta do encontro que marcou a abertura do Encatho & Exprotel, importante evento de hotelaria da região sul do Brasil.

 

No evento, entre outras autoridades, estiveram presentes o Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, a vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr, o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Manoel Linhares.

 

Na ocasião, o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto ressaltou que “em Santa Catarina há uma rica gastronomia, o frio e as praias, a cultura germânica, a italiana, a açoriana, a serra e o mar, o ecoturismo, o mergulho contemplativo, inúmeros atrativos para os turistas”. O presidente da Embratur reforçou ainda importância do Investe Turismo para desenvolver ainda mais o setor no estado: “São 30 rotas no Brasil. 200 milhões de reais investidos a fim de estruturar e promover o turismo no país. E Santa Catarina entra neste importante programa, porque, realmente, é um estado incrível no Brasil e mais turistas de todo o mundo precisam conhecer”.

 

Marcelo Álvaro Antonio destacou os números positivos do turismo, divulgados este mês pelo IBGE, como o índice de atividades turísticas no Brasil em junho de 2019, que cresceu 2,6% em relação ao mesmo período do ano passado. “As notícias são boas. O turismo realmente chegou no momento que está tendo contribuição efetiva com a economia do país, gerando emprego e renda para a população”, comemorou.

 

A vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr, reforçou ainda a importância da atuação e do know-how da Embratur, além da vocação do estado catarinense para o turismo, que “tem movimento no verão ou no inverno. E é isso que queremos. E o apoio do Governo Federal é fundamental para desenvolvermos ainda mais o turismo do Estado”.

 

Gean Loureiro, prefeito de Florianópolis, falou também que o Brasil passa por um novo momento: “é uma época de integração, de unirmos o Brasil, como fazemos hoje aqui em Floripa” e completou também reforçando o pedido do trade, para que a Embratur continue com seu trabalho de promoção internacional dos destinos catarinenses, e também da capital, Florianópolis.

 

Santa Catarina é um dos estados que mais recebem turistas estrangeiros, e 4 dos 10 destinos mais procurados por turistas internacionais estão aqui no Estado: Florianópolis, Bombinhas, Balneário Camboriú e Itapema.

 

Em Santa Catarina, o Investe Turismo selecionou a rota “Serra-Mar Catarinense” que inclui Florianópolis, Lajes, São Joaquim, Urubici, Palhoça, Garopaba, Imbituba, Laguna, Balneário Camburiú, Bombinhas, Penha, Porto Belo, Blumenau, Brusque, Itajá, Timbó, Pomerode, São Francisco do Sul e Joinville.

 

Fonte: Embratur