Circuito Estações de Lótus, em Minas Gerais, é avaliado pelo Ministério do Turismo

O Ministério do Turismo vai analisar a viabilidade técnica de um projeto do Instituto Sebastião, de Minas Gerais, para resgatar o turismo e promover o desenvolvimento sustentável de Brumadinho e Nova Lima. Os dois destinos turísticos mineiros, por meio de ação comunitária apoiada pela iniciativa privada, pretendem implantar uma rede de sete estações de ônibus elétricos integrada a um trem de passageiros entre a capital, Belo Horizonte e as cidades.

 

O circuito turístico, batizado de Estações de Lótus, levaria visitantes aos principais atrativos da região, como o Museu de Inhotim, em Brumadinho, e a outros distritos, a exemplo de Macacos e Jardim Canadá, em Nova Lima, com grande diversidade de recursos naturais. O cenário composto por montanhas e cachoeiras também é rico na oferta de atrativos da gastronomia mineira e reúne variadas cervejarias artesanais, além de uma rede estruturada de meios de hospedagem.

 

O gestor de projetos do Instituto Sebastião, Daniel Vaz, e a vice-presidente, Fernanda Perdigão, apresentaram o projeto ao ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, ao secretário-executivo do MTur, Daniel Nepomuceno, e ao secretário nacional de Estruturação do Turismo, Robson Napier. A entidade foi criada para incentivar a retomada do turismo na região, fortemente impactada pelos riscos da atividade mineradora. Marcelo Álvaro reconheceu a importância da proposta e reforçou o posicionamento do MTur de apoiar ações que contemplem o turismo regional.

 

“Precisamos discutir e encontrar formas de incentivar a recuperação do setor de viagens, que é tão importante para essa região de Minas Gerais, uma das mais procuradas do entorno de Belo Horizonte. Tanto Macacos quanto Brumadinho podem manter a atividade do setor e ajudar a recuperar a economia local através do turismo e com o nosso apoio”, afirmou o ministro.

 

Ainda no encontro, ficou definido que o Circuito Estações de Lótus deverá ser desenvolvido em conjunto com a proposta de transportar passageiros por meio de uma linha férrea já existente na região. O MTur vai propor uma reunião com o Instituto Sebastião, a Oscip Apito e o ELO Group, envolvidos na discussão, a fim de unir os dois projetos e fortalecer a retomada do turismo em Nova Lima e Brumadinho.

 

A iniciativa já havia sido discutida previamente com lideranças do trade turístico local durante uma visita do ministro Marcelo Álvaro ao distrito de Macacos, no final de março. Na ocasião, foram discutidas formas de reverter perdas ao turismo geradas por riscos e impactos da mineração.

 

Fonte: Mtur