CASA MARTIM AFONSO – SÃO VICENTE/SP

Casa Martim Afonso

 

A Casa Martim Afonso reúne a Casa do Barão de Piracicaba, título de Rafael Tobias de Aguiar Barros, que construiu o imóvel em 1895, e foi parcialmente demolida em 1997. A Casa é uma homenagem a Martim Afonso de Souza, fundador da Vila de São Vicente. O espaço abriga: o Centro de Documentação e Memória de São Vicente (CEDOM-SV), além do Sítio Arqueológico Bacharel, que tem como atração a parede histórica do início do século XVI e peças arqueológicas coletadas na sua escavação. A construção é tombada pelo Conselho Municipal (CONDEPHASV – 2011).

– Estátua de Martim Afonso

Martim Afonso de Sousa (1500-1571) nasceu em Vila Viçosa, Portugal, na época das grandes navegações. Estudou matemática, cosmografia e navegação. Foi militar português, comandante da primeira expedição colonizadora enviada ao Brasil pelo rei de Portugal D. João III, em 1530. Martim Afonso foi nomeado conselheiro da Coroa, sendo o primeiro donatário da Capitania de São Vicente.

A estátua de Martim Afonso foi retirada para reparos.

– Ruínas da Parede Histórica do século XVI

A parede histórica erguida em meados do século XVI foi encontrada nos fundos da Casa Martim Afonso. O local foi batizado como Sítio Arqueológico do Bacharel, em homenagem ao Bacharel de Piracicaba, que pode ter sido o responsável por erguer a edificação. As escavações do sítio arqueológico aconteceram na década de 90 e foram intensificadas em 2009. No ano de 2011, o Conselho Municipal (CONDEPHASV) tombou a casa e a parede histórica.

A Casa Martim Afonso encontra-se fechada para reforma.

Endereço: Praça 22 de Janeiro, 469 – Centro.

– Imóveis Rua Martim Afonso, nº48 e nº 56 (lindeiros à parede histórica e à Casa Martim Afonso) 

Decretado patrimônio tombado pelo Conselho Municipal (CONDEPHASV) no ano de 2014, os imóveis da Rua Martim Afonso nº 48 e nº 56, abrigam o sítio arqueológico, histórico, cultural e arquitetônico de São Vicente, situados dentro dos “Remanescentes da Vila Colonial”.

MS, BRASIL E MUNDO