Digite a data desejada no formato dia/mes/ano. Ex: 15/03/2017

Aquismón, San Luis Potosí – MÉXICO

A Cidade Mágica de Aquismón é a Meca para os amantes dos esportes de aventura como: rapel, escalada, caminhada, canoagem, mountain bike, paraquedismo, rafting ou vôo de wingsuit; pois aqui você pode se lançar à conquista de espetaculares rios, cachoeiras e as impressionantes caves e cavernas que abundam na área.

 

Entre essas belezas naturais encontradas em Aquismón, destaca-se a majestosa cachoeira Tamul, com queda de 105 metros sobre o rio Santa Maria. Você não pode deixar de fazer um passeio pelo rio Tampaón, de águas azul-turquesa, ideal para fazer rafting e descobrir seus quatro cânions. Outro passeio imperdível são os porões de Las Golondrinas (com uma profundidade de 512 metros) e Las Huahuas (com dois disparos, um de 202 e outro de 153 metros). Na geografia local existem cavernas, uma das mais conhecidas é Mantetzulel onde se podem ver espetaculares jogos de luz natural; Outra é a de El Aguacate, famosa por ser palco de rituais místicos, é aqui onde os curandeiros realizam limpezas, curas e outros rituais.

 

A Cidade Mágica de Aquismón é uma das mais importantes da região de Huasteca Potosina. Seu nome Aquismón significa em Huasteco “árvore ao pé de um poço”, o que certamente se refere ao “Sótano de las Golondrinas”.

 

/cms/uploads/image/file/522765/Textiles-teenek-aquismon-web.jpg

 

Características:

 

Aquismón é habitada principalmente por Teenek, falantes desta língua, mas também existem, em menor grau, falantes de Nahuatl e Xi’u ou Pames. Você pode encontrar as mulheres da comunidade Teenek bordando com orgulho suas incríveis peças têxteis no Mercado La Mora, onde também são oferecidos café, baunilha, açúcar mascavo e artesanatos feitos pelas mãos hábeis dos artesãos de Potosí; Se for no fim de semana, aproveite para visitar o mercado de pulgas aos sábados.

 

Anteriormente se chamava San Miguel de Taquixmón, era uma missão da Custódia Franciscana de San Salvador de Tampico, mas em 1726 um incêndio destruiu a igreja.

 

A culinária local oferece bocoles de res, enchiladas Huastecas e o tradicional tamal de zacahuil, especialidade da Huasteca. Essas iguarias são acompanhadas por vinhos de frutas locais. Se preferir algo mais energético, experimente o pozol ou um atole de gergelim.

 

Aquismón está localizado a uma altitude de 100 me possui um clima montanhoso; com temperatura média de 25º C e chuvoso boa parte do ano. A vegetação é de selva média e a presença de pássaros é abundante.

 

Faz parte do programa Magic Towns desde 2018.

 

Atrações:

 

  • Estátua de Madre Huasteca
  • Balneario de Tambaque
  • Moinho de café
  • Cachoeira La Lloviznosa
  • Pântano Tanchachín
  • Caverna fofa
  • Cavernas de Mantetzulel
  • Antiga Hacienda de Tanchachín
  • Ponte de deus
  • Andorinhas porão
  • Porão dos Huahuas
  • Templo de San Miguel Arcángel
  • Zona Arqueológica de Tamúl

 

Festividades:

 

  1. Santiago Apóstol, 25 de julho. Festas populares.
  2. Santa Ana, 26 de julho. Festas populares.
  3. São Miguel Arcanjo, 29 de setembro. Santo Padroeiro.

 

Localização:

 

À 1 hora de Ciudad Valles; às 2:45 horas. de Tampico; e às 6 horas. De queretaro. Situa-se a leste da capital do estado, a norte faz fronteira com Ciudad Valles, a leste com Tancanhuitz de Santos e Huehuetlán, a sul com Xilitla, a oeste com Tamasopo e com o estado de Querétaro.

 

 

FONTE: GOVERNO MÉXICO