Vai viajar em julho? Confira os eventos que movimentarão o mês pelo país, segundo o Mtur

Uma das características do mês de julho é que as festas juninas não param e ganham a versão “julina” para quem vai continuar aproveitando as homenagens aos santos do mês anterior: Santo Antônio (13), São João (24) e São Pedro (29). Se o seu destino é o Nordeste, Campina Grande (PB), continua em festa, até domingo (07), fazendo jus à fama de realizar o maior São João do Mundo. Até lá o Arraial de Belo Horizonte (MG), na Praça da Estação, oferece uma experiência completa: música, dança e gastronomia.  Entre os 359 eventos cadastrados no mês de julho no Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo, 18 são festas “julinas”.

 

“O Calendário Nacional de Eventos é fundamental para ampliar a oferta turística em todas as regiões do Brasil e movimentar o turismo doméstico e internacional. O nosso objetivo é divulgar os eventos turísticos brasileiros, agregando valor à imagem dos nossos destinos. Além disso, o calendário é uma ferramenta de consulta que contém informações de qualidade sobre a oferta turística do Brasil que possam ser úteis ao turista no momento de planejar suas viagens”, disse o ministro do turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

 

Muitos eventos aguçam o paladar para atrair fluxo turístico aos destinos, dinamizando a oferta turística. São 50 festivais gastronômicos, entre eles, o 10º Balneário Saboroso, em Balneário Camboriú (SC), onde o turista tem opção de frequentar mais de 30 restaurantes com menus exclusivos ao longo do mês. Outros 122 eventos celebram o frio, como o 25º Festival de Inverno de Arte e Cultura de Poços de Caldas (MG), de 6 a 21 de julho. Em Ouro Preto e Mariana, cidades históricas mineiras, o inverno é celebrado com muita festa, comida e arte de 8 a 28 de julho. Já o verão amazônico é comemorado em diferentes destinos do Norte, como Soure (PA), que realiza o 36º Festival de Verão, na Ilha de Marajó.

 

O bom queijo, o tradicional café e a saborosa cachaça são três paixões dos mineiros em um único local e os principais ingredientes do 2º Festival Queijo, Café e Cachaça de Caxambu (MG), entre os dias 19 e 21 de julho. A programação conta com palestras, demonstrações, degustações, exposições e shows. O evento vai reunir os principais produtores, expositores, especialistas e curadores das três atividades que diversificam a oferta turística de Minas Gerais.

 

Entre as grandes festas de julho, a 26ª Festitália, de 12 a 21, em Blumenau (SC) reúne música e gastronomia típica, apresentações culturais e shows. A programação do evento resgata a cultura italiana ao longo de 10 dias, no Parque Vila Germânica. Durante o festival gastronômico e cultural as maiores atrações são os pratos típicos e as apresentações de grupos folclóricos, cantores e conjuntos musicais.

 

Entre os dias 6 e 14 de julho, Cáceres (MT), realiza a 38ª edição do Festival Internacional de Pesca Esportiva, no rio Paraguai, considerado o maior festival de pesca em água doce do Brasil. Além dos aspectos turísticos, culturais e esportivos, o festival aumenta o número de postos de trabalho, distribui renda de forma mais equitativa e coloca em evidência, no âmbito nacional e internacional, um destino turístico rico em diversidade, cultural, ambiental e social. O Evento contempla uma feira de negócios com produtos náuticos, de pesca, de ecoturismo, da agricultura familiar, do artesanato e da gastronômica regional, além de shows culturais.

 

Na segunda semana de julho, de 11 a 14, será realizado o tradicional Encontro dos Povos do Grande Sertão Veredas, em Chapada Gaúcha (MG). Além de divulgar e conservar as tradições dos povos do sertão, suas comidas típicas, danças de rodas e artesanatos, tem o “Caminho do Sertão”. A trilha ecológica e literária, de Sagarana até o Parque Nacional Grande Sertão Veredas, tem 187 km e é feita a pé, seguindo o caminho percorrido pelo escritor Guimarães Rosa.

 

Calendário de eventos

 

As informações contidas no calendário são coletadas de forma colaborativa, majoritariamente com o apoio das secretarias estaduais e municipais de turismo. Para cadastrar um evento, entre no site do Calendário Nacional de Eventos. Em caso de dúvidas, verifique o Manual de Preenchimento