Feira da Sulanca (PE)

 

A Feira da Sulanca é uma feira que surgiu inicialmente na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, a 56 Km de Caruaru, a partir dos retalhos de helanca trazido da cidade de São Paulo. O local onde surgiu o primeiro movimento de vendas, hoje denominado foi exatamente na esquina entre a Rua Siqueira Campos e a Av. João Francisco Aragão.

 

O termo sulanca durante muito tempo ficou conhecido como termo pejorativo para roupa de baixa qualidade e, conseqüentemente a Feira da Sulanca também acompanhou durante muitos anos este estigma, de só ter produtos de baixa qualidade.

 

Hoje, funciona, como uma espécie de atacado para centenas de pequenos comerciantes de outras cidades, que chegam em ônibus fretados especialmente para a feira, vindos de diversas partes do Brasil. A versão para o termo sulanca é a de que se trata de helanca vinda do sul.

 

Atualmente, a feira que teve sua origem na cidade de Santa Cruz do Capibaribe e que com o tempo se expandiu à cidade de Caruaru é reconhecida como a original Feira da Sulanca, ainda que existam feiras que estão espalhadas por todo o estado sendo também chamadas de “Sulancas” ou “Sulanquinhas”, tal designação veio sendo adotada por força de expressão com o passar dos anos.

 

Fonte: Prefeitura de Caruaru (PE)pe

MS, BRASIL E MUNDO