ÁGUAS DA PRATA – RAINHA DAS ÁGUAS/SP

Localizada a 238 km da capital paulista, a tranquila Águas da Prata se agita aos finais de semana sendo tomada pelo colorido dos ciclistas da região junto aos turistas de todo o país atraídos pela expressiva beleza natural e qualidade ímpar de suas águas, sendo radioativas, alcalinas e bicarbonatadas. A cidade possui 10 fontes: Fonte do Padre, Fonte da Pedra do Boi, Fonte da Juventude, Fonte Vitória, Fonte Vilela, Fonte Platina, Fonte do Paiol, Fontanário Prata, Fonte Nova e Fonte da Garganta, todas com propriedades medicinais.

 

O nome Águas da Prata vem do tupi-guarani “ Pay tâ” ( pronunciada Prata pelos portugueses) que significa “ água dependurada” em menção a formação de estalactites formados pela alta concentração de minérios presentes nas águas que escorrem próximas as minas.

 

A pungente presença das águas na cidade presenteia a todos com belíssimas cachoeiras, sendo ao total 58, com destaque para Cachoeira do Coqueiro Torto, Cachoeira das Índias, Cachoeira da Fonte Platina, Cachoeira Cascatinha, Cachoeira do Paiol, Cachoeira Sete Quedas, Cachoeira das 3 Batalhas, Cachoeira do Leme, Cachoeira da Champanhe, Cachoeira do Silêncio, Cachoeira do Gavião Vermelho, Cachoeira Ponte da Pedra e Cachoeira do Serrote. Nestas, os turistas praticam trekking, hikking, canyoning, cascading, rafting e bóia-cross.

 

Águas da Prata ainda atende turistas com interesse religioso. A cidade sedia o “Caminho da Fé”, uma peregrinação de quase 500 quilômetros passando por 24 cidades de Minas e de São Paulo e que termina em Aparecida, vinte dias depois. O percurso é sinalizado e atravessa vilarejos, bosques, trilhas e trechos de estradas.

 

Arte e Cultura se fundem perfeitamente neste belíssimo cenário natural, celeiro de artesãos e artistas, a cidade inspira belíssimas criações constantemente expostas nos espaços culturais Boca do Leão e Gloc, sendo que este último promoveu o 1º Festival de Imagem de Águas da Prata, inserindo a cidade no mapa cultural internacional ( as demais 18 cidades são pertencentes a Europa), fortalecendo assim o patrimônio cultural e agregando valor a atividade turística. Todo último sábado de cada mês a cidade apresenta uma atração que já faz parte do roteiro de muitas pessoas. Cerca de 300 pessoas se unem na Estação Ferroviária para ouvir e cantar com a “Seresta de Águas da Prata”.

 

Seja para descansar, seja para se aventurar, Águas da Prata é o destino ideal para se viver grandes e inesquecíveis experiências.

FONTE: PREFEITURA DE AGÚAS DA PRATA/SP