Feriado da Independência movimenta turismo e fortalece economias locais, afirma ministro

Na manhã de ontem (7), o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, acompanhou o desfile de 7 de setembro, na capital federal, em comemoração aos 197 anos de Independência do Brasil. Na ocasião, o ministro reforçou que a data é símbolo do resgate ao patriotismo brasileiro, além de estimular o turismo no país, com a geração de empregos temporários e mais renda circulando nos destinos turísticos e nas economias locais.

 

“A data desperta o sentimento cívico e de patriotismo em todos nós, brasileiros. O país passa por um momento de muito otimismo e de avanços cada vez mais expressivos sendo conquistados. Feriados de curta duração, como esse, fazem a nossa economia girar, estimulando o turismo em várias regiões do Brasil. Só aqui em Brasília, hoje, tivemos cerca de 20 mil pessoas comemorando a nossa independência”, destacou o ministro, ao final da celebração.

 

Com o tema “Vamos valorizar o que é nosso”, a celebração contou com mais de 20 mil participantes, entre moradores da capital e turistas de outros estados do país, além de 4,5 mil pessoas no desfile, sendo 3 mil militares das Forças Armadas. No encerramento, a Esquadrilha da Fumaça, um dos momentos mais esperadas pelo público, deu um show de acrobacias no céu de Brasília com as aeronaves Super Tucanos, nas cores da bandeira do Brasil.

 

esquadrilha da fumaça.jpgEsquadrilha da Fumaça no desfile de 7 de Setembro, em Brasília. Crédito: Roberto Castro/MTur

 

A passagem do Fogo Simbólico pelo atleta e 3º sargento da Marinha Altobeli Santos da Silva, a marcha de alunos de escolas do DF e a Pirâmide Humana, do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília, também fizeram parte da programação. Neste ano, o público que foi acompanhar a cerimônia contou com algumas novidades: mais telões – passou de três para 10; mais espaços para portadores de necessidades especiais e mais banheiros químicos.

 

Turismo aquecido

 

Mesmo com o feriado sendo no sábado, o turismo fica aquecido. Quem trabalha no fim de semana, ganhou folga para fazer um bate e volta nos destinos próximos de onde mora. Além disso, mais de 3 mil empresas do varejo, comércio, serviços e turismo aderiram a campanha do governo federal, Semana do Brasil, com ações promocionais que visam descontos de até 80% aos consumidores.

 

Iniciada na sexta-feira (6), a iniciativa é uma parceria entre o setor público e a iniciativa privada que pretende movimentar a economia e o turismo internos no mês em que se comemora a independência do Brasil. Com abrangência nacional, a campanha recebe inscrições de pequenos, médios e grandes empresários de todos os estados brasileiros. Assim, consumidores poderão encontrar promoções e descontos em hotéis, lojas de automóveis, instituições financeiras, agências de viagens, restaurantes, lojas de departamento e ações em segmentos.

 

Durante o desfile de 7 de setembro, o ministro Marcelo Álvaro Antônio lembrou a importância da Semana do Brasil, que encerra no próximo dia 15, para o crescimento do turismo interno, fortalecendo o produto brasileiro e os destinos turísticos nacionais. “É um movimento para fortalecer o nosso país e consequentemente o Brasil como destino turístico nacional e internacional. Vamos transformar o potencial que o país possui em realidade”, afirmou o ministro.

 

Fonte: Mtur