Tlalpujahua de Rayón, Michoacán – MÉXICO

Esta linda cidade mágica espera por você para viver o Natal todos os dias do ano. Suas ruas de paralelepípedos são emolduradas por estabelecimentos onde se vendem todos os tipos de artesanato: desde esferas, artigos de Natal e elementos decorativos. Tlalpujahua preserva suas raízes pré-hispânicas, sua arquitetura e seu santuário majestoso o levarão a uma época mística.

 

 

Entre as densas florestas de pinheiros e abetos, Tlalpujahua se apega à colina, à natureza e à diversão: o Parque Nacional Rayón, popularmente conhecido como Campo del Gallo, ou a represa de Brockman oferecem muitas atividades na natureza como camping, rafting, ciclismo, esqui, pesca e caminhadas. Se você visitar as borboletas-monarca laranja e pretas durante a primavera, elas vão encantar você com seu show.

 

Características:

 

Tlalpujahua vem do Nahuatl tlalli (terra) e poxohuac (esponja, flácida), então seu nome significa “terra de tezontle” ou “terra fofa ou esponjosa”. O nome em Otomí é Xijumú. Os Mazahuas habitaram esta área que viveu a lacuna entre astecas e tarascanos até antes da conquista; Com a chegada dos espanhóis e a capitulação tarasca em 1522, a história da cidade começou. No final do século XIX, viveu uma bonança de exploração de ouro e prata que culminou em tragédia em 1937; os habitantes dizem que foi a cidade que se recusou a morrer.

 

A sua arquitectura vice-reinante, os seus casarões com varandas e o seu passado mineiro realçam o seu perfil atraente. Ignacio López Rayón nasceu aqui, e sua casa agora é um museu; em Campo del Gallo, decretado Parque Nacional Rayón em 1952, os irmãos R ayón estabeleceram sua sede.

 

Localizada a 2.600 m de altitude; oferece uma temperatura média de 14º C, pouca variação entre as estações e chuvas entre o verão e o outono.

 

A culinária local oferece churrasco, corundas e uchepos; de sobremesa, frutas cristalizadas e pão pucha, ou pulque.

 

É rica em artesanato, há belas obras de arte plumária, arte popotillo, pedreira fina, cerâmica, esferas de vidro soprado, ferraria, móveis rústicos e coloniais; e têxteis.

 

Ingressou no programa Pueblos Mágicos em 2005.

 

Atrações:

 

  • Casa-Museu dos Irmãos López Rayón
  • Gallo Field
  • Sphere Fair
  • Igreja Santiago Puxtla
  • Mina Dos Estrellas
  • Parque aquático Tepetongo
  • Presa Brockman
  • San Juan Tlalpujahuilla
  • Santuário de Nossa Senhora do Carmen
  • Santuário da borboleta monarca
  • Oficinas de artesanato
  • Torre del Carmen
  • Voladores de San Pedro

 

Festividades:

 

  1. Festival Tlalli, 29-30. Ritual dos voadores do Tarímbaro.
  2. Virgen del Carmen, 16 de julho. Peregrinação ao Santuário de Carmen.
  3. Feira da Esfera, outubro – dezembro. Exposição de esferas e ornamentos alusivos ao Natal.
  4. Feratum FilmFest, início de outubro. Festival Internacional de filmes de fantasia, terror e ficção.
  5. Festas do Campo del Gallo, 13 de novembro. Ato cívico que reúne toda a comunidade.

 

 Localização:

 

A 1:50 h de Morelia o de Toluca; 2:20 de Querétaro o Pachuca; 3 h de CDMX o de San Miguel de Allende.

 

Está localizada a noroeste do Estado; Limita ao norte com Contepec, ao leste e ao sul com o Estado do México e, ao oeste com Senguio e Maravatío.

 

FONTE: GOVERNO MÉXICO

Destaques

Brasil e Mundo