Praia Brava – Caraguatatuba – SP

Localizada a 4km do centro de Caraguatatuba, a Praia Brava fica entre as Praias da Martin de Sá, ao sul, e do Capricórnio, ao norte. Parte do caminho para a praia pode ser feita de carro, pelo canto norte da Praia Martin de Sá, margeando o Rio Guaxinduba, onde há local para estacionar veículos. De certo ponto em diante, deve-se seguir a pé, por uma trilha de cerca de 20 minutos que coloca o visitante em contato com um pedaço de Mata Atlântica preservada e o leva até o Mirante da Praia Brava, de onde se pode ver a praia.

 

O local não tem casas, quiosques ou restaurantes, apenas uma bica de água. Recomenda-se que os visitantes venham prevenidos levando bebidas, lanches e repelentes para insetos. É importante também levar sacos plásticos para carregar de volta todo o lixo produzido durante o passeio.

 

A Praia Brava está encravada entre dois esporões e apresenta uma paisagem belíssima, tanto do alto das pedras quanto em toda a sua extensão, cerca de 200 m.

 

O mar é limpo, de coloração verde esmeralda, mas os banhistas devem ter cuidado por se tratar de uma praia de tombo com fortes correntezas. A praia é procurada por surfistas e recebe bem ondulações grandes do quadrante Leste, não sendo um pico muito constante. Nos melhores dias, esquerdas fortes e cavadas quebram perto da faixa de areia.

 

Não é recomendada à PNE, idosos ou pessoas com mobilidade reduzida.

Destaques

Brasil e Mundo