Polo gastronômico de Massagueira encanta turistas que visitam Alagoas

MASSAGUEIRA

ZeroUmTurismo – E como não se apaixonar por um lugar à beira da lagoa, com uma vista encantadora e que serve o melhor da gastronomia genuinamente alagoana? Os sabores e temperos despertam curiosidades e enchem os turistas de água na boca. É assim no povoado da Massagueira, que fica a apenas 18 km da capital.

O polo gastronômico já é conhecido nacionalmente e é parada obrigatória para a maioria dos visitantes que buscam lazer no litoral sul. Barracas que vendem cocadas, suspiros e broas sinalizam a chegada ao reduto da culinária alagoana.

São mais de 25 aconchegantes restaurantes que apresentam pratos à base de frutos do mar e molho de coco. Mas, se você for daqueles que não abre mão de uma boa carne, não se preocupe, pois há opções para todos os gostos.

Ao sair da praia do Francês, a baiana Ataneide Araújo não teve dúvidas ao escolher o local para almoçar. Pela segunda vez em Alagoas, ela é uma amante da culinária local. “Tudo que experimentei aqui é maravilhoso. O sabor do sururu é algo único. Esse local é muito acolhedor e permite ao turista um contato direto com a natureza e com as delícias do Estado”, revelou.

Nesta temporada, mais de 500 mil turistas deverão visitar Alagoas e gerar um impacto de mais de R$ 1 bilhão na economia local. Para a superintendente de Turismo da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Natália Cordeiro, unir a experiência das já conhecidas praias aos passeios voltados para gastronomia, é fundamental para diversificar as opções turísticas do Estado e tornar Alagoas um destino turístico cada vez mais competitivo.

“Montamos uma estratégia de divulgação dos nossos produtos turísticos para estimular os visitantes a aproveitarem Alagoas para além de suas belas praias. O Estado tem muito a oferecer no que se refere à gastronomia e à cultura”, explicou a superintendente, responsável pela estratégia de marketing turístico de Alagoas realizada em 2015 para divulgar o Estado no Brasil e nos principais mercados emissores de turista, como Argentina, Chile e Portugal.

O povoado

Entre peixe, camarão e filé de siri, há 25 anos dona Rosinete Rodrigues sustenta sua família. Proprietária de um dos mais tradicionais restaurantes da Massagueira, ela conta com entusiasmo a rotina de sua família e a evolução do principal polo gastronômico de Alagoas.

Em seu estabelecimento ela emprega diretamente 30 funcionários, e mais de 300 famílias do povoado sobrevivem diretamente da gastronomia.  “A Massagueira agrega beleza natural, gastronomia e um ambiente totalmente diferenciado dos outros lugares do mundo”, disse.

A empresária conta que quando as pessoas estão no momento de lazer e em passeios diferenciados elas querem conhecer o melhor. “Os visitantes procuram o melhor da nossa gastronomia. Eles podem diminuir a periodicidade das saídas, mas quando viajam procuram sabores únicos, singulares e diferenciais”, explicou.

Na temporada, mais de 70% das pessoas que visitam a Massagueira são turistas, e nesta época os empresários chegam a dobrar o seu faturamento. Além da qualidade nos produtos servidos, o atendimento é um grande diferencial para aquela região de povo hospitaleiro.

“Eu tenho funcionários que trabalham comigo há mais de 20 anos, mas prezo por um constante e rigoroso treinamento de equipe, pois os clientes que buscam a Massagueira são exigentes e merecem um atendimento diferenciado”, revelou dona Rosinete.

Ela concluiu falando que a divulgação da região aumentou e percebeu que nesta temporada teve um aumento considerado no número de turistas que estão viajando de carro.

Fonte: Agência Alagoas