IPÊ – RS

 

A história de Ipê tem sua origem no final do século XIX, com a passagem de imigrantes lusos pelo município, que servia na época como pouso para os tropeiros, cuja cultura permanece viva até hoje, através da preservação de grandes extensões de terras, destinadas à criação de gado e cultivo de grãos.

 

Em 1890, chegaram os primeiros imigrantes italianos, que com sua cultura e seu espírito empreendedor construíram uma nova vida e muito contribuíram para o desenvolvimento do município.

 

Passado mais de um século, vê-se no dia-a-dia do ipeense a propagação dessa cultura, seja no dialeto falado, na comida típica, na música, na religiosidade, nos jogos, entre outros.

 

O desejo de um futuro diferente levou alguns agricultores à procura de um modelo em que fosse possível a solidariedade entre as pessoas e a sustentabilidade dos recursos naturais. Assim, iniciou-se o manejo da agricultura ecológica. Hoje, o município de Ipê destaca-se no cenário nacional, tendo sido pioneiro neste tipo de cultura, onde os produtos são plantados sem o uso de agrotóxicos.

 

 

FONTE: GOVERNO RS