Turismo promove gastronomia brasileira no Experiência Braztoa, em Maceió

Galinhada com pequi, tacacá, arroz de carreteiro, acarajé e tutu à mineira e muito mais. Para quem não consegue identificar pelo nome, cada prato tem a marca de uma região brasileira. Essa diversidade é o carro-chefe da apresentação do Ministério do Turismo no Experiência Braztoa, encontro que ocorre nesta terça-feira (31) em Maceió (AL).

 

No comando do Espaço Sabores do Brasil, o chef de cozinha pernambucano Alcindo Queiróz brindará os agentes de viagens com um brunch, na abertura do evento, e dois coquetéis de degustação. “O objetivo do Ministério é mostrar para este público como a gastronomia pode incrementar o turismo e ser uma referência do destino. A variedade e a diversidade da culinária brasileira são importantes diferenciais do turismo brasileiro”, afirma Queiróz, que preparou 20 cardápios para o evento. À mesa, entre outros quitutes, o tradicional bolo de rolo e vatapá, do Nordeste; cuscuz paulista, do Sudeste; cuca de banana do Sul; mousse de açaí e maniçoba, do Norte; e a sopa paraguaia, do Centro-Oeste.

 

Nas etapas anteriores do Experiência Braztoa, realizadas em Foz do Iguaçu (PR) e Manaus, mais de mil pessoas experimentaram as delícias do espaço do MTur. A expectativa é que até o fim da programação do evento itinerante, previsto para o dia 15 de agosto em Brasília, 1,2 mil participantes sejam servidos com as iguarias regionais. “Neste contexto da gastronomia nacional, Alagoas tem posição de destaque, pois teve sua culinária aprovada por quase 92% dos visitantes internacionais, além de 93,4% de satisfação com os restaurantes”, comenta o secretário nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Bob Santos, que representa o MTur no evento em Maceió.

 

Pesquisa

 

No ano passado, a gastronomia brasileira recebeu a aprovação de 96% dos cerca de 6,6 milhões turistas internacionais que visitaram o país. Os 17 estados pesquisados alcançaram índices de satisfação superiores a 93%, segundo o Estudo da Demanda Turística Internacional 2017 (MTur/Fipe).

 

 

Braztoa

 

O Experiência Braztoa é uma programação de eventos itinerantes, exclusivo para agentes de viagem e parceiros locais, apresentando atrativos de diversos destinos de um jeito inovador, sensorial e interativo. Promovem também relacionamento, capacitação e negócios por meio de experiências lúdicas.

 

Fonte: Agência de Notícias do Turismo