19 ª edição do Petrópolis Gourmet movimentou mais de R$ 4 milhões na economia local

Mais de quatro mil pratos especiais em um cardápio que remete às gastronomias brasileira, italiana, alemã e portuguesa. Foi assim que a 19ª edição do Petrópolis Gourmet movimentou mais de R$ 4 milhões na economia local da Cidade Imperial e gerou cerca de 40 mil postos de trabalho por meio de diversos segmentos turísticos envolvidos como restaurantes, pousadas, hotéis e guias de turismo.

 

Com o tema “Receitas da Colônia” o festival, que encerrou no domingo (17), resgata as raízes dos colonizadores da Cidade Imperial, reverenciando a culinária da Itália, Alemanha e Portugal, principalmente. Nos 12 dias do evento, a cidade recebeu cerca de 20 mil pessoas. A rede hoteleira registrou 80% de ocupação nos finais de semana do festival.

 

Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, a gastronomia é um ativo essencial no fortalecimento do turismo como indutor de emprego, renda e desenvolvimento para o país. “Iniciativas como essa, com indicadores de alta movimentação econômica local, reafirmam os resultados conquistados pelo turismo brasileiro sistematicamente a cada mês deste ano”, afirma.

 

Álvaro Antônio ressaltou, ainda, que o Ministério do Turismo vê a gastronomia como prioridade na atual gestão. “Estamos prestes a lançar o primeiro programa nacional de valorização da gastronomia brasileira. Ele inicia um novo marco para consolidar o destino Brasil com mais atração de turistas e investimentos, bem como corroborar para o fortalecimento de um dos principais ícones de nossa identidade: a culinária”, reforça.

 

Além dos menus criados por 43 restaurantes da cidade especialmente para o evento, a programação contou ainda com oficinas em escolas, mercados e shoppings. O tradicional Mercado Gourmet, montado todo ano, traz produtores e artesãos locais, com exposição e comercialização dos produtos de Petrópolis.

 

Em quase duas décadas, o Petrópolis Gourmet já recebeu mais de 300 mil pessoas e está entre os oito maiores eventos gastronômicos do país. O festival coleciona números apimentados: 610 participações de restaurantes, mais de 900 oficinas e 200 chefs comandando as cozinhas.

 

De acordo com o presidente do Petrópolis Convention e Visitors Bureau e organizador do evento, Samir El Ghaoui, a principal preocupação é com a qualidade, aprimorando e inovando a cada edição. “Queremos que os turistas tenham uma memória afetiva com os pratos saboreados e a estadia na cidade. O festival está nas ruas porque celebramos com o morador e com o turista esta alegria de bem receber”, destaca o presidente.

 

A ocupação hoteleira na cidade também registrou bons resultados em função do festival, de acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), Alfredo Lopes. “Um calendário de eventos forte é estratégico para o interior do estado e vital para a economia dos municípios, gerando incremento de até 30% na ocupação, que chega nos finais de semana a 80% de toda a rede hoteleira, somando 5,5 mil leitos”, afirma Lopes.

 

Potencial turístico

 

Município classificado na categoria A pelo Mapa do Turismo Brasileiro, iniciativa do Ministério do Turismo, Petrópolis vem se consolidando cada vez mais como destino turístico nacional e internacional.

 

A aposta é um robusto calendário de eventos ao longo de 12 meses que une belezas naturais, cultura, história, lazer e sabores. As atividades fazem com que o setor turístico na cidade movimente R$ 760 milhões anualmente.

 

Com mais de 2 milhões de visitantes por ano, o charme da Serra Carioca aliado ao forte apelo cultural e histórico impresso na ‘marca’ Cidade Imperial tem atraído visitantes europeus e asiáticos, além dos vizinhos latino-americanos.

 

Fonte: MTur