Muito além dos estádios: MTur promove atrativos do Brasil durante a Copa América

Na sexta-feira (14), no Estádio do Morumbi, em São Paulo, o Brasil abriu oficialmente a Copa América 2019. Em um conjunto de esforços do governo federal, o Ministério do Turismo (MTur) já começou as ações de promoção da oferta turística brasileira.

 

Com o slogan Futebol pede espetáculo: Viaje pelo Brasil, as peças da campanha do Ministério do Turismo serão veiculadas em aeroportos, metrôs, bancas digitais, trens, além de serem enviadas para dispositivos mobile. Uma série de vídeos durante os jogos da Copa América será divulgada pela Bahia, Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. A ação é focada nos atrativos turísticos do país, com dicas dos destinos próximos às cidades-sedes que fogem do circuito de estádios.

 

A intenção é que os torcedores conheçam a diversidade da oferta de atrativos e experiências turísticas das capitais da competição e seus arredores, fortalecendo o turismo interno, movimentando a economia e gerando empregos. Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, o evento esportivo congrega esforços para alavancar o potencial do país. “Vamos mostrar a capacidade turística do nosso Brasil com o objetivo de posicioná-lo entre os grandes destinos turísticos mundiais. Pela primeira vez, o setor de Viagens está no centro da agenda estratégica do governo federal e vamos aproveitar o clima de Copa para dar mais holofote aos nossos ativos”, destaca o ministro.

 

Seguindo a mesma linha, uma forte campanha nas redes sociais, intitulada “Vá Além do Futebol”, também será realizada pelo MTur, no intuito de incentivar os turistas a visitar e aproveitar os diversos passeios que cada região oferece. A ideia é que a hashtag #VáAlémDoFutebol seja usada nos posts dos usuários e republicada nos perfis oficiais do Ministério do Turismo.

 

Público

 

 O Brasil espera receber cerca de 800 mil turistas internacionais entre os meses de junho e julho. Segundo a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmenbol), até o momento foram comercializados mais de 650 mil ingressos do total de mais de 1 milhão colocados à venda. Os bilhetes foram adquiridos por torcedores de 115 países. No ranking de nacionalidades que mais compraram ingressos estão, além do Brasil, Chile, Colômbia, Argentina, Peru e Uruguai. Países com e sem tradição no futebol compraram tickets – entre eles, Alemanha, França, Albânia, Curaçao e Vietnã.

 

Aumento da busca

 

 O Ministério do Turismo teve acesso a um levantamento da Amadeus, uma das maiores empresas de tecnologia e viagens do mundo, onde apontou que todos os países participantes da competição esportiva registraram aumento de reservas para destinos brasileiros neste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado.

 

Os campeões são os bolivianos, que compraram 497% mais passagens. Em seguida vêm os peruanos, com 285%; os chilenos, com 141%; os colombianos, com 126%; uruguaios, com 115%; e equatorianos, com 108%. Na Argentina, principal emissora de turistas internacionais para o Brasil, o aumento da procura foi de 64%.

 

Os resultados positivos também foram observados entre os dois países convidados para a competição: Catar e Japão. Nestes países, a busca pelo Brasil como destino, nos meses da competição, registrou aumento de 75% e 73%, respectivamente.

 

Os dados também apresentaram as cidades mais beneficiadas por receber partidas: São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.  A procura pela capital paulista teve um aumento superior à média nacional entre os peruanos (631%), chilenos (615%) e colombianos (405%).

 

Cinco países ultrapassaram a média nacional quando o destino procurado foi o Rio de Janeiro. O maior crescimento foi observado entre cidadãos do Catar (1400%), seguido da Bolívia (945%), Uruguai (362%), Peru (351%) e Chile (153%). Já Salvador lidera entre cidadãos da Colômbia, com aumento de 1883%, e Equador, com 300%.

 

Fonte: MTur