BREJETUBA/ES

Brejetuba é conhecido como a Capital Nacional do Café, está localizado a 147 quilômetros de Vitória e produz hoje um dos melhores cafés do Brasil. Rodeado pela exuberante Mata Atlântica, a cidade reúne condições propícias para turistas em busca de um local calmo e distante da correria do dia a dia. O município nasceu em 15 de dezembro de 1995, desmembrando-se de Afonso Cláudio. Com apenas 16 anos de existência, Brejetuba desponta como uma cidade promissora, com povo humilde, trabalhador e muito hospitaleiro e que tem em sua base de renda o cultivo do café arábica.

 

Com a criação do município de Afonso Cláudio, em 20 de novembro de 1890, a vila, ainda chamada de Brejaúba, passou a integrar o município recém-criado. A missa celebrada pelo padre Carlos José Ernesto Leduc é considerada por muitos o primeiro passo para a criação da pequena vila de Brejaúba. A primeira mulher a lecionar na vila foi a professora Dalila, que era esposa do primeiro militar o cabo Alfredo, ambos da cidade de Castelo. Pela Lei Estadual nº 1739, de 11 de Janeiro de 1930, é criado o distrito de Brejaúba e anexado ao município de Afonso Cláudio. Muitos lutaram por essa conquista, destacando-se os cidadãos Antônio Silvério Filho, Apolinário Dias Pimenta, Almo Teixeira de Queiros, José Olinto Badaró e João Olinto Badaró.

 

Em 31 de dezembro de 1943, pelo Decreto-lei Estadual nº 15177, o distrito de Brejaúba passou a se chamar Brejetuba. Desde a criação do distrito de Brejaúba, em 1930, o sonho de tornar Brejetuba município pairava na cabeça de seus moradores e em 15 de Dezembro de 1995 o sonho tornou-se realidade. Brejetuba se desmembrou do município de Afonso Cláudio, juntamente com o distrito de São Jorge, através da Lei Estadual nº 5146, quando enfim nasceu a cidade. O nome Brejaúba foi herdado de uma palmeira cheia de espinhos típica da região. Já Brejetuba, atual nome do município, segundo alguns moradores mais antigos da região, significa bosque de Brejaúbas, em tupi-guarani. Mas há controversas, já que outras versões apontam que o nome Brejetuba seria uma variação do nome Brejaúba.

 

 

FONTE: GOVERNO ESPÍRITO SANTO

Destaques