Embratur promove Turismo de Negócios na Alemanha durante a IMEX Frankfurt

A Embratur desembarca na próxima semana na Alemanha para divulgar os produtos e destinos turísticos brasileiros para o mercado alemão durante a IMEX Frankfurt, uma das mais importantes feiras do continente europeu com foco no segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions) e que integra a Agenda de Promoção Comercial do Turismo Brasileiro no Exterior. A feira acontece entre os dias 21 e 23 de maio e reunirá mais de 3,5 mil fornecedores de todos os setores da indústria mundial de eventos e convenções.

 

O estande do Brasil ocupará grande espaço no pavilhão que contará também com a presença de agências de convenções nacionais e regionais, grandes empresas hoteleiras, locais para conferências e exposições, linhas de cruzeiro, companhias aéreas, resorts, provedores de tecnologia, especialistas em gerenciamento de eventos e outros.

 

“O Brasil possui um potencial muito grande e real para crescer no mercado de eventos internacionais. A Embratur pode contribuir para captação de mais eventos com a promoção de encontros de articulação e rodada de negócios entre os realizadores e captadores de eventos internacionais, como os Conventions & Visitors Bureaux, rede de hotéis e centro de convenções, além dos estados e municípios brasileiros”, destaca o diretor de Gestão Interna da Embratur, Leônidas Oliveira.

 

Essa semana, a ICCA (Associação Internacional de Congressos e Convenções), divulgou o ranking atualizado do mercado de eventos no mundo. O Brasil manteve a hegemonia no continente sul-americano quando o assunto é realização de congressos e convenções internacionais, em 2018. O país ocupa a 17ª posição geral no ranking. Apesar da queda de uma posição em relação a 2017, a manutenção da liderança na América Latina atesta o potencial brasileiro para o Turismo de Negócios, importante segmento da atividade turística.

 

No ranking da ICCA constam 51 cidades brasileiras que demonstram capacidade para receber eventos internacionais. Desde 2016, o número de cidades aptas a sediar eventos no país apresenta crescimento.

 

“Temos infraestrutura adequada para avançar neste nicho com novos e modernos centros de convenções em todo o país. Vamos divulgar esse potencial para os tomadores de decisão com poder de compra qualificado de todo o mundo, incluindo o valioso mercado emissivo alemão. O objetivo é fortalecer a imagem do Brasil como um destino consolidado no segmento de Turismo de Negócios e Eventos”, defende a coordenadora de Relações Públicas e Assessoria de Imprensa da Embratur, Milena Pedrosa.

 

O impacto econômico da realização desses eventos no Brasil é significativo. Os 233 eventos no perfil ICCA – reuniões rotativas de associações internacionais – sediados no Brasil em 2018 trouxeram mais de 106 mil estrangeiros ao país, que geraram movimentação de divisas da ordem de R$ 545 milhões. Em 2017, o impacto econômico dos 101 mil turistas de negócios que estiveram no país foi de R$ 497 milhões.

 

A ascensão dos números se deu, apesar do Brasil ter sediado quatro eventos a menos no ano passado em relação a 2017. Segundo dados da FGV (Fundação Getúlio Vargas), o turista de negócios e eventos que participa dos congressos e convenções referendados pela ICCA gasta US$ 329,39 por dia em suas viagens para o Brasil. Como comparação, o turista de lazer gasta, em média, US$ 70,53 por dia.

 

Eventos no mundo

 

O relatório da ICCA apontou também que foram realizadas quase 13 mil reuniões em todo o mundo, em 2018. O dado representa um aumento de 3%, se comparado com o ano passado quando o número foi de cerca de 12,5 mil. Trata-se do maior número registrado desde o início das pesquisas da associação internacional.

 

O documento revela crescimento considerável no número de eventos na Europa e Ásia, especialmente na China e Japão. Os Estados Unidos continuam sendo o país que mais recebe congressos e convenções de negócios seguido por Alemanha, Espanha e França. A Bélgica, que ultrapassou o Brasil no ranking, realizou 44 eventos a mais que em 2017.

 

Na América do Sul, a Argentina ocupa a segunda colocação e apresentou crescimento com grande aproximação do número de eventos realizados no Brasil. Entre as cidades, São Paulo é a terceira colocada no continente, atrás apenas de Lima, no Peru, e da primeira colocada, Buenos Aires, capital argentina. No Brasil, além de São Paulo, se destacam também o Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu e Brasília.

 

O documento anual de classificação de países e cidades da ICCA é a comparação global mais respeitada do desempenho dos destinos na atração eventos internacionais. Fundada em 1963, a Associação Internacional de Congressos e Convenções é a entidade responsável pela administração do maior banco de dados de eventos do mundo. A ICCA representa os principais fornecedores mundiais no manuseio, transporte e acomodação de reuniões e eventos internacionais, e inclui mais de 1,1 mil empresas e organizações associadas em quase 100 países em todo o mundo.

 

Fonte: Embratur